Tire tempo para a oxigenação mental

Clique aqui para ouvir esse artigo

Um erro muito comum cometido pela maioria das pessoas é esquecer o tempo da saúde mental. Muitos priorizam tanto o trabalho que não conseguem ou se esquecem de dedicar tempo para atividades que proporcionem relaxamento, alegria e paz interior.


Cuidar da higiene mental não é perda de tempo. Ao contrário, é investimento em produtividade.


Pessoas tranquilas, relaxadas e felizes tendem a ser muito mais produtivas do que pessoas estressadas e pressionadas por suas agendas intermináveis. Tendem também a fazer as mesmas tarefas em menos tempo.


Não basta você parar no seu horário de almoço, almoçar, entrar na rede social e voltar ao trabalho em seguida. Não! Estou falando de relaxar mesmo. Fechar os olhos e respirar. Sentir a vida, a brisa, sorrir à toa.


Como fazer isto? Simples. Se for preciso acorde meia horinha mais cedo e procure organizar seu dia de forma que te dê alguns espaços estratégicos. Se trabalhar em um lugar fechado tenha seus minutinhos para se levantar e ir até alguma janela ou mesmo dar uma caminhada de 5 minutos ao ar livre.


O ponto principal aqui é a presença. Quando estiver tendo estas pausas, mesmo que sejam curtíssimas (5 minutos já ajudam) esteja presente. Saia da mesa e largue toda a demanda ali. Faça algumas respirações profundas, traga à sua mente que isto só tem importância para sua vida porque você está bem, com saúde e produtivo.


O mantra é: seja focado e produtivo quando estiver trabalhando, mas seja capaz de esquecer totalmente suas demandas quando for ter seu tempo de higiene mental.


Faça seu processo, agradeça e volte ao trabalho revigorado!


Inspire-se

"A primeira coisa que faço quando me levanto é olhar pela janela. Eu estou olhando a mesma imagem há seis anos. Está impresso em minha mente como um modelo de pós-imagem ".

- Chris Ware


"Uma zona de somente trabalho faz maravilhas para sua produtividade. Então, eu prefiro trabalhar no escritório agora. Passo 8 horas focadas lá, depois vou para casa para estar presente com minha família".

- Derek Sivers


"Produtividade é ser capaz de fazer coisas que você nunca foi capaz de fazer antes."

- Franz Kafka 

Você também poderá gostar