Rótulos e escolhas inteligentes (parte 2/3)

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Na postagem anterior, foram abordados os principais tópicos a serem observados na lista de ingredientes ao escolher um produto.


A primeira coisa a saber é que os ingredientes são listados por ordem de quantidade (da maior para a menor). Um bom chocolate amargo, por exemplo, tem massa de cacau como primeiro ingrediente, ou seja, contém cacau em maior quantidade. Já um chocolate ao leite frequentemente tem açúcar como primeiro ingrediente, logo, tem mais açúcar do que cacau.


O que a maioria das pessoas não sabe é que, muitas vezes, são adicionados mais de um tipo de açúcar em um mesmo produto que, se fossem somados, colocariam o açúcar entre os 3 primeiros ingredientes.


Além disso, diferentes nomes podem confundir pessoas que precisam evitar o consumo de açúcar e demais produtos que elevam a glicemia no sangue, como diabéticos. Da mesma forma, acontece com a gordura trans artificial, uma gordura ultraprocessada que não deve fazer parte de uma alimentação saudável.


Segue a lista de sinônimos de açúcar e gordura trans artificial, para ajuda-las a fazer boas escolhas:


- Sinônimos de açúcar: açúcar branco, refinado, cristal, de confeiteiro, demerara, mascavo, de coco/maçã, invertido, líquido, caramelizado; lactose; sacarose; maltose; glicose; glucose de milho; frutose; dextrose; carboidrato caramelizado; caldos de cana, agave e açúcar; néctares; mel; melaço; melado; agave; xaropes de glicose, milho, malte, açúcar, glicose, frutose, caramelo, guaraná e arroz; extrato de cereal; sucos concentrados (de maçã etc).


- Ingredientes contendo açúcar: leite condensado, doce de leite, gotas de chocolate, frutas cristalizadas, rapadura, torrone, caramelo e merengue.


- Sinônimos de gordura trans artificial: gordura e óleo vegetal parcialmente hidrogenado.


- Pode conter gordura trans artificial: gordura ou óleo vegetal hidrogenado; gordura ou óleo vegetal modificado; gordura vegetal; creme vegetal; margarina.


Na última postagem, serão tratados os demais itens a serem observados na hora de selecionar um produto: a tabela nutricional e a porção. 

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