Fome oculta: entenda o que é e como pode estar te afetando

Clique aqui para ouvir esse artigo

Você sente muita fome ou uma sensação constante de fraqueza? Seu corpo pode estar precisando de mais nutrientes.

A fome oculta é uma deficiência de micronutrientes (vitaminas e minerais), essenciais ao nosso organismo para a proteção contra os radicais livres e produção de enzimas e hormônios. É ocasionada por um desequilíbrio alimentação, com um consumo insuficiente de alimentos fontes desses micronutrientes (frutas, legumes e verduras, carnes e peixes, óleos naturais, leite e seus derivados) e um consumo excessivo de alimentos pobres nutricionalmente, sobretudo industrializados. Então por mais que você se sinta saciada após as refeições, seu corpo vai estar sempre pedindo mais comida, pois não recebe tudo o que precisa para funcionar bem.

A fome oculta pode ocasionar uma série de sintomas, como fraqueza, cansaço sem razão aparente, dificuldade de concentração, instabilidade de humor, doenças frequentes etc., dependendo do nutriente que está em baixa. A fadiga, por exemplo, pode ocorrer pela falta de vitamina B12 ou de ferro, que predispõe à anemia. Já a deficiência de potássio, cálcio ou magnésio pode ocasionar câimbras frequentes. A deficiência de vitamina D pode contribuir para o aumento de peso, depressão, fadiga muscular e dores ósseas.

Para prevenir a fome oculta é essencial manter uma alimentação variada e baseada em alimentos naturais. Seu corpo é sábio, preste atenção aos sinais que ele está te enviando e respeite as suas necessidades. 

Você também poderá gostar