4 dicas para eliminar o doce do café

Clique aqui para ouvir esse artigo

Já ouviu falar que paladar se desenvolve? Pare para pensar, tenho certeza de que você já aprendeu a gostar de alimentos que a princípio não te agradaram. Quantas pessoas, de verdade, gostam de cerveja na primeira vez que experimentam? E comida japonesa, o tradicional "peixe cru", quantas pessoas relatam que estranharam no começo, mas aprenderam a gostar (é o meu caso).


A maioria de nós cresceu acostumado a adoçar bebidas e preparações para torná-las mais palatáveis. Ao consumir mais alimentos ultraprocessados cheios de açúcar, sal, aditivos e realçadores de sabor, fomos perdendo a capacidade de sentir e apreciar o sabor que as coisas realmente têm, o ácido do limão, da laranja e do maracujá, o doce da abóbóra e o amargo do cacau e do café (que depois de algum tempo, não parece mais tão amargo assim).


Considerando o hábito do brasileiro de consumir o tradicional cafezinho no café da manhã e ao longo do dia, uma forma de começar a educar o nosso paladar é aprender a tomar o café puro, sem açúcar ou adoçantes. O ato de consumir o café adoçado ao longo do dia, faz com que estejamos sempre estimulando o paladar doce, o que nos torna mais propensos a buscar alimentos açucarados.


Além disso, uma colher de chá tem cerca de 4 gramas de açúcar. Se forem consumidas 4 xícaras de café com uma colher de chá de açúcar cada, todos os dias, serão 16 gramas de açúcar por dia e, ao final de um mês, 480 gramas de açúcar. Ou seja, quase meio quilo de açúcar consumido só no cafezinho! Quando paramos para pensar assim, será que não vale à pena tentarmos aprender a apreciar o sabor do café de verdade?


Seguem 4 dicas que vão te ajudar a eliminar o doce do café:


1) Consuma cafés de qualidade, preferindo os do tipo arábica. Café preto, não é sinônimo de café "forte", muitos cafés de qualidade inferior têm uma torra mais escura para disfarçar os defeitos, deixando aquele amargor.


2) Comece pelo café coado ou prove expressos longos (1 dose de expresso com o dobro de água) até se acostumar com o sabor.


3) Experimente aromatizar o café com especiarias como canela e cacau, que podem ser acrescentados ao pó antes de coar ou polvilhados depois de pronto e vão dar um sabor especial.


4) Não reduza a quantidade de café que consome ao dia, tente tomar a mesma quantidade até que seu paladar se acostume.


Siga essas dicas por pelo menos 5 dias antes de desistir. É necessário tempo para se acostumar. Uma criança em fase de introdução alimentar, por exemplo, pode rejeitar um alimento até 8 vezes antes de passar a consumi-lo. Da mesma forma, podemos educar a nós mesmos. 


Eu sei que pode parecer difícil, mas acredite, depois que você se acostumar, nunca mais conseguirá consumir café adoçado!

Você também poderá gostar