20 dicas para ajudar a criar uma boa saúde mental

Clique aqui para ouvir esse artigo

Em um mundo no qual nos preocupamos cada dia mais com a boa saúde e a aparência física, muitos de nós deixam de lado o cuidado com a saúde mental. Essa atitude, ou essa ausência de atitude em favor da saúde mental, pode ser muito prejudicial à nossa qualidade de vida.

 

Não existe, porém, uma definição oficial para o conceito de saúde mental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas afirma-se que o termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.

Popularmente, a saúde mental é o nível de bem-estar psicológico ou ausência de doença mental. É o estado de alguém que está "funcionando em um nível satisfatório de ajustamento emocional e comportamental".

 

Se você não tem nenhum transtorno mental, isso pode não significar, necessariamente, que você tem boa saúde mental. Trabalhar pela saúde mental significa equilibrar a vida e as emoções.

 

Uma pessoa com boa saúde mental tem um equilíbrio entre suas questões sociais, emocionais e psicológicas.

 

Mas como se pratica uma boa saúde mental?

 

Para ser mentalmente feliz e saudável, é preciso encontrar os gatilhos. Analogicamente, é como a função dos sintomas físicos, como a dor para quando você está com algum problema físico. É preciso perceber os sintomas que mostram quando a saúde mental não está de acordo.

 

De uma forma geral, os hábitos diários são a solução para uma saúde mental positiva, manter-se motivado e ter uma boa autoestima.

 

Abaixo estão 20 hábitos e dicas para melhorar sua saúde mental e tudo o que você precisa fazer é ser firme e decidoda o suficiente para iniciá-los agora. Comece escolhendo três ou quatro e, à medida que forem se tornando parte da sua rotina, implante outros.

 

 

1. Mexa seu corpo

Faça aquilo que mais te interessar. Seja ginástica, musculação, corrida ou afins. Caso não goste de exercícios oficiais, dance sua música favorita, brinque com algum animal de estimação, criança pequena, vá aos lugares próximos a pé. Não importa a forma, o que é importa é manter o corpo em movimento.

 

2. Seja gentil e positivo com você mesmo

Você é a pessoa mais importante do mundo. Desenvolva sua autoestima e não seja dura consigo mesma, principalmente em função das opiniões dos outros.

Tente falar algumas afirmações positivas diariamente para construir uma autoimagem positiva de si mesmo.

 

3. Medite

Meditação é uma das melhores técnicas de alívio do estresse. Aumenta a inteligência emocional e a mentalidade positiva para lutar com situações estressantes.

 

4. Coma saudável e de forma consciente

Corpo saudável = Mente Saudável.

Se seu corpo não está se sentindo bem, você nunca vai desfrutar de sua vida no máximo. A saúde física ruim é a primeira causa de muitas variações de estresse e humor. Tente desenvolver alguns pequenos hábitos saudáveis em sua vida diária para construir, passo a passo, um estilo de vida saudável e feliz.

 

5. Acabe com maus hábitos

Excesso de álcool, muita ingestão de açúcar, gastar mais dinheiro do que se ganha apenas para se exibir, uso excessivo de smartphones são alguns dos hábitos de matar que você precisa parar.

Sabemos que não é fácil se livrar de maus hábitos, mas o esforço sempre vale à pena. Use a técnica do “Apenas por hoje não faço tal coisa” para se manter focado. Faça isso por pelo menos 21 dias e ganhe sua liberdade.


6. Desafie-se sempre

Continue aprendendo coisas novas e dê ao seu cérebro novos desafios para trabalhar de forma mais eficiente. Nunca sufoque a criança curiosa que vive dentro de você.

Leia também: Aprenda a amar as coisas difíceis.


7. Tire a monotonia da sua rotina

Sabemos que uma rotina nos torna mais disciplinados e eficientes. Mas algumas adições estratégicas no seu dia podem te ajudar a ter mais ânimo. Tente provar um novo prato, um novo penteado ou roupa, clique e veja em algumas fotos aleatórias, assista a um filme de um país estrangeiro e de um tema diferente do usual, faça qualquer tarefa simples que quebre sua rotina e dê um pouco de brilho ao dia a dia programado.

 

8. Tenha um sono renovador

Seguindo uma rigorosa rotina de sono, você se verá mais energético e produtivo para começar um novo dia.

Uma rotina de relaxamento minutos antes de dormir te ajudará nesse processo. Tenha certeza que você se sentirá mentalmente forte quando seu corpo estiver relaxado depois de um bom sono.

 

9. Tenha tempo para si mesmo (tempo sozinho)

Se você não é um grande fã de meditação e yoga, encontre um tempo tranquilo de aproximadamente 15 minutos consigo mesmo.

Reflita suas ações, visualize seu dia seguinte e encontre os pontos bons do dia, desta forma você pode realmente melhorar a qualidade de vida.

 

10. Pratique a gratidão

Pensamentos positivos levam uma vida mais pacífica e feliz. Então tente encontrar pelo menos 10 minutos por dia para gratidão.

Leia também: Como a gratidão pode mudar sua vida

 

11. Faça conexões presenciais

Sabemos que vivemos em termos modernos. Tempos digitais. Mas mesmo digitalmente falando, você pode fazer uma chamada de vídeo e ver o sorriso de alguém que você ama. Procure criar conexões emocionais presenciais com sua família e, ao menos, com as pessoas que vivem próximas a você.

 

12. Encontre o que te faz feliz

Mesmo que você tenha muitos problemas, certamente terão fatos ou coisas que te salvam do caos. Encontre esses gatilhos e mude seu humor instantaneamente.  Procure atividades ou tarefas lhe dão mais realização e aumentam a positividade em sua vida, mesmo que seja por alguns momentos, mas que podem abastecer todo um dia de rotina.

 

13. Ria mais

Rir é a melhor terapia para ser feliz. Fique perto de pessoas alegres, reserve algumas peças ou filmes de comédia em seus canais de conteúdo, assista filmes e séries engraçados, leia livros e artigos humorísticos, faça qualquer uma dessas atividades para se iluminar.

Leia tanbém: Aprenda a rir de si mesma

 

14. Faça pausas curtas

Todos parecem estar muito ocupados e envolvidos nesta vida moderna que leva a mais estresse e depressão. Encontre tempo para atividades simples, como um piquenique com sua família, leve sua esposa para um jantar romântico, encontre sua família nos fins de semana, faça caminhadas neste verão, faça pequenos intervalos e saia do caos diário.

 

15. Planeje seu dia

Planeje o seu próximo dia antes de dormir. Esse hábito é um dos hábitos mais benéficos para melhorar a saúde mental. Ele ajuda tanto para organizar a rotina e nos tornar mais produtivos, como também a liberar a mente para um boa noite. Quando anotamos no papel a mente entende que a tarefa está cumprida e tende a relaxar. Recomendamos.

 

16. Foque em uma coisa de cada vez

Quando você está correndo atrás de muitas coisas ao mesmo tempo, você acaba criando mais estresse e baixa produtividade. Então tente se sobressair uma coisa de cada vez e aplique essa prática a todas as tarefas de negócios e do cotidiano. Sua vida será mais fluída, mais tranquila e terá mais resultado.

FOCUS=SUCESSO

 

17. Pratique o autocuidado

O autocuidado está entre as melhores maneiras de promover uma boa saúde mental. Depois de um dia agitado, tomar um banho quente e longo é um antídoto mágico para a calma e o relaxamento.

 

18. Fale e peça ajuda

Aceite suas fraquezas e fale sobre o que sente. Quando você encontra situações que não estão em seu controle peça ajuda. Encontre um terapeuta, um psiquiatra, conselheiro ou treinador pessoal que possa guiá-lo sobre como extrair o melhor de si em todas as situações possíveis.

 

19. Considere ser voluntário

Ajudar os outros deve ser um dos principais propósitos da nossa vida enquanto seres humanos e cidadãos. Quando você ajuda os outros, você tem apreciação por si mesmo e desenvolve o senso de bondade.

 

20 Desenvolva o hábito de ouvir e apreciar os outros

Assim como você, cada ser humano está lutando suas próprias lutas. Procure entender, apreciar e valorize os outros. Mentalize que todos estão dando o melhor de si mediante os conhecimentos e circunstâncias de cada um.

Diga ou escreva uma nota de agradecimento, demonstre às pessoas o quanto você está grato por tê-los em sua experiência de vida.

 

Últimas Palavras

Uma boa saúde mental não significa que você não terá problemas ou desafios em sua vida, nem que você será invariavelmente feliz o tempo todo, mas garante que você possa viver uma vida mais satisfatória e, devido ao seu esforço pelo bem-estar, tenderá a se sentir mais feliz consigo mesmo.

 

É um esforço diário contra a tendencia ao caos, mas é um esforço que vale à pena.

 

Para implantar esse hábito em sua vida basta começar, seja com uma mudança grande ou uma pequena ação de reflexão.

 

Então, o que você tem feito para melhorar sua saúde mental no seu dia a dia?

Você também poderá gostar